O dia da Criança Africana é comemorado a 16 de Junho, em memória dos meninos negros do Soweto, massacrados em 1976 por terem protestado contra a discriminação no ensino.
Neste acontecimento, milhares de estudantes negros do Soweto, África do Sul, exigiram às autoridades de Pretória uma melhor educação e aprendizagem das línguas nativas em vez de unicamente o inglês. A manifestação juvenil, na qual durante 14 dias morreram mais de cem pessoas e outras mil ficaram feridas, pretendia ter um carácter pacífico, mas acabou na extrema violência. A coragem das crianças e estudantes ficou conhecido como o “Levante do Soweto”.
Apesar dos acontecimentos tristes, foram reconhecidas 11 línguas nacionais entre o “Afrikaans” nas escolas, tendo o inglês ficado na 12ª posição oficial.
A efeméride foi instituída pela então Organização da Unidade Africana (OUA) - hoje, União Africana (UA) - , em Addis-Abeba, Etiópia, desde 1991.
1 comentário:
Desconhecia este dia... e gostei de ficar a saber.
O texto é esclarecedor e a imagem enternecedora.
Pessoalmente, acho que devia haver um Dia da Criança. PONTO FINAL.
Este triste episódio não pode ser esquecido, mas levanta outras questões que dariam origem a outros dias: contra o racismo..., pelo direito à língua materna... em qualquer continente!
Enviar um comentário